segunda-feira, 18 de junho de 2007

Tratando doentes e não doenças


A homeopatia é um sistema médico-terapêutico proposto por Samuel Hahnemann há mais de 200 anos e baseia-se no princípio hipocrático da similitude (similia similibus currentur : semelhante cura semelhante).Com sua visão holística (holos= todo), oferece a possibilidade de tratar o indivíduo como um todo, como unidade psicofísica, levando em conta não somente os sintomas orgânicos específicos de cada órgão ou sistema, mas também promovendo uma integração destes sintomas com aquele indivíduo em especial, seu PSIQUISMO (desejos, aversões, medos, agressividade, socialização, etc.), e sua forma particular de reagir às influências do meio em que vive (clima,variações alimentares,condições de manejo,etc).
Considerando sua forma única de sofrer, reagir e adoecer, o médico homeopata é capaz de determinar o medicamento correspondente àquele indivíduo e desta forma reestabelecer a harmonia de sua energia vital (sutil, dinâmica e imaterial) que o anima.A esta retomada do equilíbrio da Energia Vital, chamamos CURAR. Curando o enfermo, veremos desaparecer sua enfermidade, prevenindo o aparecimento de outras piores, uma vez que um paciente não está enfermo porque tem uma enfermidade, e sim tem uma enfermidade, porque está enfermo.
Na medicina veterinária homeopática, podemos contar com sintomas ricos, já que nossos pacientinhos não dissimulam como os humanos, e sim, transparecem toda a sua vitalidade em atitudes, condutas, sentimentos, maneira de viver e relacionar-se com o mundo, e que bem observadas, nos fornecem valioso substrato terapêutico.No que se refere a problemas comportamentais como ansiedade de separação, destrutividade, fobias, agressividade, coprofagia, doenças psicosomáticas (como dermatite por lambedura, disturbios compulsivos, sucção de pelos, alopecia psicogênica, perseguição de cauda, etc) se pode controlar e equilibrar o indivíduo com medicamentos homeopáticos corretamente prescritos, associados à simples alterações de manejo, sem a necessidade de recorrer a psicofármacos de uso prolongado que há longo prazo deixam de fazer efeito ou provocam efeitos secundários deletérios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sete vantagens do Uso da Homeopatia em Veterinária:

1. Não requer experimentação cruenta em animais.

2. Não utiliza drogas de elaboração industrial, artificial, tóxicas e/ou contaminantes.

3. Pode prescindir de vacinas ou outros meios artificiais para a prevenção das chamadas enfermidades contagiosas evitando assim, muitas vezes, sérios efeitos colaterais negativos.

4. Promove de forma terapêutica e favorece ideologicamente mudanças de atitude vital, tanto dos pacientes quanto dos terapeutas e cuidadores, ajudando na construção de um mundo melhor.

5. Custo baixo!

6. Trata surtos epidêmicos em populações tanto de forma profilática quanto terapêutica.

7. Ao reequilibrar a energia vital do enfermo atua sobre o organismo como um todo (holos) melhorando não só os sintomas físicos como também os mentais, melhorando as relações com o ambiente, os sofrimentos, os medos, etc.