Prevenindo bernes naturalmente...

Sabe o desagradável berne? É uma larva de mosca muito comum em alguns cães, principalmente em áreas rurais. Vamos falar rapidamente sobre ele:

fonte: http://bit.ly/caopanheirolabra-bernebicheira


A mosca varejeira ( dermatobia hominis ) deposita seus ovos sobre a mosca doméstica ( musca domestica) ou sobre mosquitos que se alimentem de sangue , já que ela mesma tem vida curta e não se alimenta, apenas acasala e gera novos parasitas. Ao posar no hospedeiro para se alimentar, o inseto vetor libera o ovo que se transforma em larva pelo simples calor do contato com a pele do hospedeiro. Essa larva eclodida se desenvolverá por 40 a 70 dias sob a pele do hospedeiro e depois cairá ao solo e seguirá seu ciclo até mosca adulta . Nesse meio tempo ele pode inflamar ou mesmo morrer e causar complicações locais ou ainda atrair as moscas da bicheira ( Cochliomyia hominivorax ) que complicarão bem o caso!
Uma fórmula natural de prevenir essa infestação é possível de ser feita com ingredientes caseiros. Vamos conferir?
- 20 gramas de canela em pau
- 20 gramas de cravo da índia
- 2 colheres de sopa de vinagre branco (maçã é meu preferido!)
- 1 litro de álcool de cereais
- 1 litro de água filtrada
Colocar todos os ingredientes em um recipiente fechado com tampa e agitar o frasco pelo menos 2x ao dia nos 3 primeiros dias. Após 7 dias já pode ser usado sobre a pele do cão ou gato com o auxílio de um pano.
Essa formulação serve também como banho seco em casos em que é necessária higiene e o banho não pode ser feito.
Também podemos acrescentar a esta formulação 40 ml de óleo de neem para expandirmos o poder de ação da formulação para mosquitos e carrapatos.
Outra possibilidade natural de controle de bernes é o Fator Ecto Cão do Laboratório Arenales, que previne infestações impedindo que o ovo da mosca se instale na pele do animal e vire um berne. Além disso esse produto protege contra mosca da orelha e carrapatos.
Bom uso!



Postagens mais visitadas