quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Probiótico natural para cães e gatos: Rejuvelac

Já falamos aqui dos maravilhosos efeitos dos probióticos , em duas postagens ou mais, sendo uma delas do Kefir  http://bit.ly/kefir-em-animais e outra falando sobre a Disbiose http://bit.ly/disbioseBI . Agora vamos ensinar você a fazer para a família (humanos e peludos) um maravilhoso composto de ação probiótica feito com vegetais, frutas ou grãos orgânicos....Abuse!

Probiótico para animais

O Rejuvelac 

Rejuvelac é uma bebida lacto fermentada feita com sementes de cereais, germinados ou não, verduras ou frutas, sempre orgânicos. A fermentação gera uma bebida probiótica que pode ser qualificada como sendo um suplemento alimentar microbiano vivo, capaz de afetar beneficamente o hospedeiro, melhorando o equilíbrio da sua microflora intestinal, ou seja, incrementando a população de bactérias e leveduras boas no ambiente intestinal. Essa bebida rica em ações benéficas para a saúde pode ser utilizada em diversas situações patológicas específicas, mas sobretudo de forma profilática. Algumas ações esperadas dessa fermentação saudável:

  • Ação probiótica que regula e enriquece a microbiota intestinal regulando a digestão combatendo a constipação e as diarreias agudas e crônicas, inclusive Doença Inflamatória Intestinal. Importante repositor de flora intestinal após uso abusivo de antibióticos e anti inflamatórios.
  • Propicia um detox do cólon sobrecarregado. 
  • Ação diurética importante, melhorando edemas e retenções líquidas geradas pela sobrecarga dos sistemas orgânicos drenadores.
  • Complemento enzimático, hidratante e mineralizante, cheio de micronutrientes.
  • Pré digestão dos vegetais e grãos biodisponibilizando os nutrientes e facilitando sua assimilação. Pode ser usado agregado a água do molho dos grãos antes do cozimento.Neutralização do ácido fítico (antinutriente) presente nos grãos e vegetais que interfere negativamente na absorção de minerais.
Eu particularmente gosto do REJUVELAC  de repolho roxo orgânico, pois existe uma produção maior de bactérias benéficas, de elevada ação probiótica além das antocianinas próprias dos vegetais dessa coloração,  de ação anti inflamatória e imuno estimulante. Uma semente que é mais fácil de encontrar orgânica que é a quinoa, é a número dois nas minhas escolhas, mas inicialmente qualquer grão com potencial de germinação pode ser utilizado. Outros germináveis são a aveia, trigo, cevada, alfafa, milho, agrião, rabanete, abóbora, girassol, grão de bico, lentilha, feijão azuki, moyashi, nozes, amêndoas, castanha do Pará, linhaça, gergelim ..... e muitos outros!

Rejuvelac de Repolho
A tutora da Dara, essa pug delícia, me enviou essa montagem do passo a passo do rejuvelac que amei ! A Dara tinha muita foliculite e conseguimos controlar seus episódios com probióticos comerciais. Agora a Dani está fazendo esse probiótico natural e barato pra manter a imunidade da moçoila afiadíssima e evitar recidivas.  
Como fazer:

Colocar repolho picado bem fino com auxílio de um socador em frasco de vidro. Deixar faltando três dedos para encher o vidro. Colocar água até cobrir deixando faltarem 2 dedos para encher. Colocar tampa sem usar a rosca (somente solta em cima). Deixar fermentando 3 dias (dois dias serão suficientes se a temperatura estiver alta). Coar e guardar na geladeira. Se for fazer novamente deixar um pouco que servirá de “fermento” para um próximo ficando somente 24 horas de molho. 


Quanto dar:

Cães até 5 kg e gatos: 1 colher das de chá em cada refeição
Cães de 10-20 kg : 1 colher das de sobremesa em cada refeição
Cães com 20-40 kg : 1 colher das de sopa em cada refeição
Cães com mais de 40 kg: 2 colheres das de sopa em cada refeição

Não coloque o rejuvelac em cima de alimentos quentes, no máximo podem estar a temperatura ambiente para preservar as características probióticas da solução.

Pode ser usado como substituto do iogurte/kefir/probiótico comercial na Alimentação Natural para cães e gatos e também nos cães que se alimentam de ração, porque não? É uma forma barata e eficiente de cuidar da saúde da bicharada, de fazer sempre probióticos para os nossos queridos sem gastar muito!

Quer ver um vídeo da Conceição Trucom de como se faz o Rejuvec?




Achou muito complicado fazer qualquer dessas opções caseiras? Então selecionamos para o seu peludo uma excelente marca de probiótico, o Microlac do laboratório Inovet http://bit.ly/probioticovetBI 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sete vantagens do Uso da Homeopatia em Veterinária:

1. Não requer experimentação cruenta em animais.

2. Não utiliza drogas de elaboração industrial, artificial, tóxicas e/ou contaminantes.

3. Pode prescindir de vacinas ou outros meios artificiais para a prevenção das chamadas enfermidades contagiosas evitando assim, muitas vezes, sérios efeitos colaterais negativos.

4. Promove de forma terapêutica e favorece ideologicamente mudanças de atitude vital, tanto dos pacientes quanto dos terapeutas e cuidadores, ajudando na construção de um mundo melhor.

5. Custo baixo!

6. Trata surtos epidêmicos em populações tanto de forma profilática quanto terapêutica.

7. Ao reequilibrar a energia vital do enfermo atua sobre o organismo como um todo (holos) melhorando não só os sintomas físicos como também os mentais, melhorando as relações com o ambiente, os sofrimentos, os medos, etc.