quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MASSOTERAPIA CANINA: Uma nova alternativa de tratamento físico e emocional para seu cão


Hoje trouxe pra vocês um texto que fala da Massoterapia para cães e quem o escreveu foi uma querida estudante de veterinária e amiga, que antes mesmo de resolver fazer Medicina Veterinária fez vários cursos de massoterapia fora do país e já tem uma vasta experiência no assunto. Eu fiquei tão encantada com o trabalho dela, com a palestra que preparou para o Holistipet 2016 que estou indo fazer o próximo curso dela em 09 de outubro /2016 em São Paulo. Aqui vocês tem uma prévia dos lindos e amorosos conhecimentos que essa pessoa de luz nos traz. Grata pelo seu carinho e generosidade Themis!


Massoterapia Canina
A massagem é uma das mais antigas formas de terapia manual conhecidas pela humanidade. Com o passar dos anos, diferentes abordagens foram surgindo ao redor do mundo e, pouco a pouco, os povos foram se dando conta dos benefícios que a massagem traz aos humanos e também aos animais.

A massagem em animais surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, quando Jack Meagher, o precursor da técnica, deu início a um trabalho revolucionário de massoterapia com cavalos de corrida.

Após o reconhecimento dos bons resultados obtidos com os equinos, a próxima a ganhar popularidade foi a massoterapia em cães, graças aos diversos benefícios que proporciona à saúde desses animais.



Desde 1970, várias escolas dos Estados Unidos e Inglaterra tem formado novos terapeutas especializados em massoterapia canina ensinando técnicas e aplicações de massagem terapêutica em cães. E agora essa técnica também está disponível no Brasil utilizando metodologia americana e inglesa para beneficiar nossos cães.



Mas, afinal, o que é a massoterapia canina?
 
A massoterapia canina consiste na aplicação de técnicas manuais específicas sobre o cão, com a finalidade de recuperar e manter sua capacidade física. As técnicas são trabalhadas exclusivamente no sistema muscular – área em que os problemas são mais comuns do que costumamos imaginar! Eles podem se manifestar de diferentes formas, sendo a dor a mais comum delas. Essa dor geralmente causa estresse no cão e leva ao desequilíbrio do organismo, tanto fisiológica como psicologicamente.


As técnicas da massoterapia ajudam a melhorar a função muscular e articular, a reabilitar a musculatura lesionada, e a reduzir as dores musculares crônicas ou agudas, bem como tensões e espasmos, normalmente causados por uma doença primária. A aplicação dessas técnicas proporciona ao cão uma melhoria da capacidade de locomoção, redução do estresse, e restauração do equilíbrio físico e emocional.


Quais as situações que posso recorrer a massoterapia canina para meu cão?

A massoterapia canina é uma modalidade com um vasto campo de aplicações dentro da medicina complementar.

Ela é amplamente utilizada para fins terapêuticos, normalmente como parte de um tratamento de alta eficácia para amenizar problemas musculares secundários oriundos de doenças primárias ou pré-existentes como a displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, artrite, artrose doença do disco intervertebral e ruptura de ligamento cruzado, entre outras doenças que acometem os cães.

Trata-se de uma técnica não invasiva, que sempre deve ser aplicada por um profissional capacitado e especializado na anatomia e fisiologia dos cães. Ela atua diretamente na reversão de quadros de dores musculares causados pela dificuldade de locomoção, por problema postural, tensão ou lesão muscular, e perda de desempenho, além de auxiliar na recuperação pós-operação e pós-trauma (acidentes), e nos inúmeros problemas decorrentes da velhice.

Algumas situações onde a massoterapia é indicada:

  • Claudicação por causas diversas;
  • Dor muscular;
  • Restrição de movimentos;
  • Perda de força muscular e flexibilidade;
  • Problemas circulatórios;
  • Atrofia muscular decorrente da idade ou não utilização de membros;
  • Pós-cirúrgico para redução de edemas e remoção de toxinas;

Ainda dentro do campo terapêutico, é importante destacar que a massoterapia canina pode ajudar cães de todas as idades e condições físicas. Isso inclui o cão obeso, os cães de raças grandes, os de trabalho, o praticante de esportes, os idosos e claro, o nosso “cão de estimação”.

E quando o objetivo não é um tratamento terapêutico...? Quero proporcionar bem-estar e cuidar da saúde emocional do meu cão!

Sim, você pode ir além do tratamento físico e cuidar do emocional do seu cão, seja através de um profissional capacitado ou através das suas próprias mãos aproveitando para passar excelentes momentos junto ao seu fiel companheiro pois, além da abordagem terapêutica, existem outras formas de usar o toque para promover o bem-estar do seu cão e fortalecer a conexão, o elo que existe entre vocês.

Existem técnicas específicas de massagem que podem ser aplicadas nos cães com o objetivo de reduzir níveis de estresse, sintomas da SAS – Síndrome da Ansiedade por Separação, quadros de depressão e como uma forma imprescindível de cuidado paliativo para cães com câncer.

Quando o objetivo é proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos cães, a massagem ou o simples toque com intenção é capaz de provocar mudanças fisiológicas significativas no corpo e no emocional dos cães, proporcionando a eles momentos e melhorias significativas em suas vidas.


A AnimaTherapy acredita na massoterapia canina como um tratamento terapêutico para qualquer cão com problemas musculares, sejam eles devidos à idade ou ao estilo de vida. Acredita, ainda, no poder das mãos e do toque como uma forma intransferível de cuidados da alma e da mente.

Quando você começar a ver os efeitos positivos dessas diferentes técnicas com seus próprios olhos, certamente sentirá uma grande satisfação por saber que está tomando uma postura proativa em relação à saúde física e emocional do seu amigo!

Para agendar uma sessão de massoterapia para seu cão ou obter informações sobre nossos cursos, acesse www.animatherapy.com.br ou entre em contato conosco através do e-mail contato@animatherapy.com.br ou pelo telefone (11) 987262682.

Themis Regina Kogitzki
Instrutora e Especialista em Massoterapia Canina






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sete vantagens do Uso da Homeopatia em Veterinária:

1. Não requer experimentação cruenta em animais.

2. Não utiliza drogas de elaboração industrial, artificial, tóxicas e/ou contaminantes.

3. Pode prescindir de vacinas ou outros meios artificiais para a prevenção das chamadas enfermidades contagiosas evitando assim, muitas vezes, sérios efeitos colaterais negativos.

4. Promove de forma terapêutica e favorece ideologicamente mudanças de atitude vital, tanto dos pacientes quanto dos terapeutas e cuidadores, ajudando na construção de um mundo melhor.

5. Custo baixo!

6. Trata surtos epidêmicos em populações tanto de forma profilática quanto terapêutica.

7. Ao reequilibrar a energia vital do enfermo atua sobre o organismo como um todo (holos) melhorando não só os sintomas físicos como também os mentais, melhorando as relações com o ambiente, os sofrimentos, os medos, etc.