quarta-feira, 2 de novembro de 2016

COMO DEVO ALIMENTAR O MEU CÃO / GATO DA FORMA MAIS SAUDÁVEL POSSÍVEL?

Já percebeu como a pegada da alimentação natural vem sendo cada vez mais enfatizada  quando o assunto é saúde em medicina humana? Os médicos, os nutricionistas, os nutrólogos humanos estão fazendo grandes esforços no sentido de reeducar as pessoas quanto a necessidade de modificar os hábitos alimentares e de estilo de vida para uma saúde integral e uma melhoria na qualidade de vida. Indicam a ingestão de mais e mais alimentos naturais, integrais, orgânicos, nutricionalmente competentes e funcionais que sejam não só capazes de alimentar, como de nutrir! E porque com os nossos bichos isso seria diferente? Porque um alimento industrializado, produzido com refugos da indústria de alimentos processados humanos, com ingredientes duvidosos, cheios de aditivos químicos como conservantes, corantes e palatabilizantes poderia ser nutricionalmente completo e eficiente para nossos cães e gatos em detrimento de um bom prato de comida?



Se pararmos para pensar no que é próprio para cada espécie, no que cães e gatos comeriam se não fossem domesticados e vivessem em condições de liberdade e tivessem que alimentar-se por conta própria na natureza, chegaríamos ao ideal da alimentação deles: variedade, ingredientes naturais e de qualidade. Resgatar o que é próprio da espécie aproxima o indivíduo da saúde na íntegral.


E QUE CARDÁPIO DEVEMOS UTILIZAR PARA ESTARMOS REALMENTE PROPORCIONANDO SAÚDE AOS NOSSOS BICHOS?

Uma dieta caseira deve ser nutricionalmente completa e balanceada para a espécie em questão, idade e condição física, assim como requer um equilíbrio de nutrientes que varia conforme a linha de nutrição pet que se segue. Básicamente pode-se falar em alimentos cozidos, alimentos crús com ossos e crús sem ossos, seguindo a linha de alimentação natural do site Cachorro Verde da competentíssima veterinária nutróloga Dra. Sylvia Angélico a qual sigo e devo muito do meu conhecimento em nutrição natural. Se você ainda não visitou esse site, faça-o. É o mais completo site de nutrição natural em língua portuguesa e está recheado de informações que vão te capacitar a alimentar e nutrir seu cão ou gato da forma mais eficiente e saudável.                        

Utilizamos basicamente 4 categorias de alimentos para formularmos essas dietas:
-Proteínas: carnes variadas, ovos e alguns derivados e fermentados lácteos 
-Vísceras animais        
-Carboidratos como tubérculos e grãos
-Vegetais dos mais variados
Ao montarmos o cardápio devem ser levados em consideração quais os itens são encontrados com mais facilidade na sua localidade, vegetais da estação, preço e relevância nutricional no cardápio do paciente a ser alimentado, além é claro do gosto pessoal de cada um deles e da tolerância ao alimento.
Além dos ingredientes básicos dessas categorias, complementos como cálcio, vitaminas, minerais, óleos saudáveis e nutracêuticos podem ser necessários para enriquecer a dieta conforme a necessidade individual de cada peludo.      


                                               
E QUAIS AS VANTAGENS EM ALIMENTAR CÃES E GATOS COM DIETA CASEIRA BALANCEADA?
São muitas! Vamos a algumas delas:
- ausência de corantes, conservantes e químicas prejudiciais à saúde
- grande variedade de nutrientes conforme a variação do cardápio
- saúde oral: menor incidência de patologias bucais
- saúde intestinal : melhora na composição da microbiota intestinal (antigamente chamada flora intestinal), na consistência, tamanho e odor das fezes, maior aproveitamento de nutrientes
- melhora da imunidade no geral já que 70-80% da imunidade é regida via saúde intestinal
- controle de peso mais fácil
- boa nutrição implica em profilaxia da grande maioria das doenças
- alta digestibilidade dos alimentos frescos com excelente assimilação dos nutrientes que compõe os alimentos naturais
- fezes menores, com menos cheiro e consistência nem ressecada nem úmida demais
- melhora incrível da condição da pele e pelagem; menos odores no hálito, nas secreções naturais, na pele
- maior palatabilidade, você nunca mais vai ter que implorar pro seu peludo comer
- menos pulgas/carrapatos já que um organismo equilibrado e sadio é sempre menos interessante ao ataque de parasitas do que um organismo já debilitado que não cria empecilhos para a “tomada” do hospedeiro
- maior vitalidade e disposição anímica
- resgate da cachorrice e da gatice que o cardápio próprio a cada espécie traz ao bicho



E EXISTEM DESVANTAGENS NA ALIMENTAÇÃO NATURAL CASEIRA BALANCEADA?
Cozinhar para o seu cão requer um bom grau de determinação, organização e foco já que você não vai simplesmente comprar a ração e abrir o saco e servir o seu amigão:
- Organizar-se para comprar, preparar, fazer as porções, congelá-las e lembrar de descongelar 1 dia antes
- Ter um freezer adequado ao tamanho dos seus cães para que possa congelar as porções e facilitar a sua logística
- O trabalho adicional que certamente será compensado pela alegria da turma peluda e pela saúde que irá gerar
- O fato de que a grande maioria dos veterinários convencionais é extremamente refratário e contrário a esse tipo de dieta pois é o tipo de coisa que não se aprende nas Universidades  e sempre vão acusar a dieta natural por todo e qualquer “problema” que o bicho tiver. É mais difícil de achar profissionais que entendam, planejem e recomendem a dieta natural, mas isso está mudando e você já pode encontrar um bom número deles buscando na internet
- Necessidade de complementação de cálcio no caso das dietas sem ossos. Isso não chega a ser um problema exatamente, já que hoje já temos uma linha específica para cães alimentados com dieta caseira como os produtos Botupharma.
- No caso de mais de um bicho comendo a alimentação natural certamente você terá que fiscalizar o momento da refeição para evitar brigas, isso é muito importante!
- Se você tem um peludo com alguma doenças específica como diabetes, doença cardíaca, câncer, cálculos urinários e tantas outras patologias é necessário o acompanhamento de um veterinário que possa fazer um cardápio terapêutico para o seu amigo, não complique o caso tentando fazer sozinho algo que necessita de uma consultoria especializada. Se não é pra fazer direito, melhor não fazer!
E COMO OBTER ORIENTAÇÃO ESPECIFICA PARA FAZER ESSA TROCA ALIMENTAR?
- Graças ao site do Cachorro Verde você tem disponível um roteiro bem detalhado de como preparar o cardápio dos peludos, contanto que eles sejam comprovadamente saudáveis e possam comer uma dieta básica formulada de forma simples e eficiente. Também existem diversos veterinários já capacitados pra te orientar nesse importante passo pra saúde integral dos seus bichos e eu, Carmen Cocca, sou uma delas e terei o prazer enorme em ajuda-los nesse passo fundamental para uma saúde integral dos seus cães e gatos. Escreva para consultoriaonline@bichointegral.com.br que te enviarei informações!

E não esqueçam de dar uma olhadinha lá na loja do Bicho Integral no setor de Alimentação Natural pois temos muitos produtos bacanas pra incrementar a dieta do seu amigão!

Eles agradecem! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sete vantagens do Uso da Homeopatia em Veterinária:

1. Não requer experimentação cruenta em animais.

2. Não utiliza drogas de elaboração industrial, artificial, tóxicas e/ou contaminantes.

3. Pode prescindir de vacinas ou outros meios artificiais para a prevenção das chamadas enfermidades contagiosas evitando assim, muitas vezes, sérios efeitos colaterais negativos.

4. Promove de forma terapêutica e favorece ideologicamente mudanças de atitude vital, tanto dos pacientes quanto dos terapeutas e cuidadores, ajudando na construção de um mundo melhor.

5. Custo baixo!

6. Trata surtos epidêmicos em populações tanto de forma profilática quanto terapêutica.

7. Ao reequilibrar a energia vital do enfermo atua sobre o organismo como um todo (holos) melhorando não só os sintomas físicos como também os mentais, melhorando as relações com o ambiente, os sofrimentos, os medos, etc.