Agora que você já tem o seu cachorro


No texto anterior falamos sobre a procura e a seleção de um cachorro adequado, a fase crucial de socialização, educação canina e o ensino das regras domésticas desde o momento em que ele chega na residência. 

Agora que você já tem o seu cachorro, comece a colocar a mão na massa e ensina-lo as regras e regulamentos de uma vida doméstica, a fase crítica é agora – a infância do cachorro. 

As próximas semanas serão muito importantes para o desenvolvimento dele, a boa comunicação de tutor e cão fará a relação enriquecedora e isso refletirá nos próximos anos de vida juntos. 

Sendo um cão filhote que chegou agora em casa, de imediato você precisa começar a socialização e habituação aos estímulos, a fase crucial de socialização é até a 12° semana. 



Essa fase é tão importante quanto a fase de vacinação, período que a recomendação dos veterinários é que o cão não saia de casa, mesmo com restrição o trabalho de socialização inicia dentro de casa, apresentando os estímulos de forma positiva e gradual, veja alguns deles: 

  • Receber visitas de crianças, homens e mulheres. 
  • Apresentar barulho de secador, liquidificador, som alto, aspirador de pó etc. 
  • Associar o som de fogos de artificio ou trovão com algo positivo fará o cão crescer sabendo lidar normalmente com essas situações. 

Além destas situações cotidianas, você pode sair com o cãozinho no colo para ele ir se habituando com o movimento dos carros, ônibus, bicicletas, pessoas e cães, ou usar uma bolsa de transporte. 

Um cão bem socializado tem menos chances de se tornar medroso, de ser um cão agressivo e inseguro, a dedicação inicial fará toda a diferença no futuro. 

Outro fator muito importante com a chegada do cão, é ensinar claramente as regras e regulamento da casa, onde fazer as necessidades, o que pode roer e como se entreter na sua ausência. 

O cão saber ficar sozinho em casa é muito importante para a saúde mental dele, cães que tem independência conseguem brincar sozinhos e também dormir e relaxar, sem qualquer angústia ou ansiedade por estarem sozinhos em casa. 

No caso de cães filhotes, quando você estiver ausente, ele não poderá ficar com todo o espaço da casa liberado, pois ainda estão em fase de educação sanitária e tendo a casa liberada todo e qualquer local poderá servir como banheiro, confundindo o cão. 



O lugar reservado para ele ficar na sua ausência deve ser como uma suíte, tem que ter banheiro, local para dormir, entretenimento, brinquedo de roer, comida e água. 

Nos próximos textos falaremos sobre outros pontos importantes para o desenvolvimento saudável do cão, tais como: 

  • Inibição de mordida 
  • Ansiedade por separação, hipervínculos 
  • Rotina saudável 
  • Enriquecimento ambiental e socialização

Autora: Stefanie Davi, educadora canina, Instagram @petassistancefloripa

Postagens mais visitadas