Agora que você já tem o seu cachorro
No texto anterior falamos sobre a procura e a seleção de um cachorro adequado, a fase crucial de socialização, educação canina e o ensino das regras domésticas desde o momento em que ele chega na residência.
Agora que você já tem o seu cachorro, comece a colocar a mão na massa e ensina-lo as regras e regulamentos de uma vida doméstica, a fase crítica é agora – a infância do cachorro.
As próximas semanas serão muito importantes para o desenvolvimento dele, a boa comunicação de tutor e cão fará a relação enriquecedora e isso refletirá nos próximos anos de vida juntos.
Sendo um cão filhote que chegou agora em casa, de imediato você precisa começar a socialização e habituação aos estímulos, a fase crucial de socialização é até a 12° semana.
Essa fase é tão importante quanto a fase de vacinação, período que a recomendação dos veterinários é que o cão não saia de casa, mesmo com restrição o trabalho de socialização inicia dentro de casa, apresentando os estímulos de forma positiva e gradual, veja alguns deles:
- Receber visitas de crianças, homens e mulheres.
- Apresentar barulho de secador, liquidificador, som alto, aspirador de pó etc.
- Associar o som de fogos de artificio ou trovão com algo positivo fará o cão crescer sabendo lidar normalmente com essas situações.
Além destas situações cotidianas, você pode sair com o cãozinho no colo para ele ir se habituando com o movimento dos carros, ônibus, bicicletas, pessoas e cães, ou usar uma bolsa de transporte.
Um cão bem socializado tem menos chances de se tornar medroso, de ser um cão agressivo e inseguro, a dedicação inicial fará toda a diferença no futuro.
Outro fator muito importante com a chegada do cão, é ensinar claramente as regras e regulamento da casa, onde fazer as necessidades, o que pode roer e como se entreter na sua ausência.
O cão saber ficar sozinho em casa é muito importante para a saúde mental dele, cães que tem independência conseguem brincar sozinhos e também dormir e relaxar, sem qualquer angústia ou ansiedade por estarem sozinhos em casa.
No caso de cães filhotes, quando você estiver ausente, ele não poderá ficar com todo o espaço da casa liberado, pois ainda estão em fase de educação sanitária e tendo a casa liberada todo e qualquer local poderá servir como banheiro, confundindo o cão.
O lugar reservado para ele ficar na sua ausência deve ser como uma suíte, tem que ter banheiro, local para dormir, entretenimento, brinquedo de roer, comida e água.
Nos próximos textos falaremos sobre outros pontos importantes para o desenvolvimento saudável do cão, tais como:
- Inibição de mordida
- Ansiedade por separação, hipervínculos
- Rotina saudável
- Enriquecimento ambiental e socialização